top of page

Tema: Transfobia

(Duas propostas de redação)



LEIA OS TEXTOS QUE SEGUEM


Texto 1

O dossiê, divulgado hoje e entregue ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, indica que mulheres trans e travestis têm até 38 vezes mais chance de serem assassinadas em relação aos homens trans e às pessoas não-binárias. Das 131 mortes em 2022, 130 referem-se a mulheres trans e travestis e uma a homem trans. A pessoa mais jovem assassinada tinha apenas 15 anos. Quase 90% das vítimas tinham de 15 a 40 anos. Em números absolutos, o total de mortes em 2022 foi pouco menor do que em 2021 (140). Para a secretária de Articulação Política da Antra, Bruna Benevides, no entanto, não é possível falar em queda —pois há subnotificação dos casos e a diferença é pequena. Para combater a violência contra pessoas trans, ela diz que é necessária a criação de políticas públicas para além das questões ligadas ao sistema de justiça ou segurança pública.


Texto 2

A liberdade sexual e de gênero e as novas configurações que surgem na sociedade a partir desse contexto podem provocar dúvidas entre aqueles que têm menos intimidade com o tema Seja por desconhecimento ou por preconceito deliberado, homens e mulheres transexuais são vítimas de discriminação, diariamente.

Além de ser vítima de ódio e discriminação, os transexuais ainda são desconhecidos por boa parte da população. E a falta de conhecimento impede que transexuais sejam tratados da maneira adequada, mesmo nos casos em que há respeito por parte do interlocutor.

https://guiadoestudante.abril.com.br/coluna/redacao-para-o-enem-e-vestibular/proposta-de-redacao-transfobia-em-debate-no-brasil/...


Texto 3


“As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se dizem mulheres”

(Deputado Nikolas Ferreira, deputado federal pelo PL-MG)

Texto 4

Texto 5

A transfobia é qualquer ação ou comportamento que se baseia no medo, intolerância, rejeição, aversão, ódio ou discriminação às pessoas trans por conta de sua identidade de gênero. Isso significa que o comportamento transfóbico diz respeito a quaisquer agressões físicas, verbais ou psicológicas manifestadas com o intuito de coibir a expressão de gênero de transexuais e travestis.


Texto 5

o transgênero é todo aquele que não se identifica com o sexo biológico que nasceu. Por exemplo, uma pessoa que nasceu com genitália feminina e se identifica com o gênero masculino. No sentido epistemológico, o prefixo trans (originário do latim) significa “além de”, “para além de” ou “do lado oposto”. Dessa forma, o termo “homem trans” ou “trans masculino” é utilizado para se referir a pessoas que foram designadas mulheres ao nascer, mas se expressam e se identificam com o gênero masculino. E o termo “mulher trans” ou “trans feminina” em casos contrários. https://contilnetnoticias.com.br/2021/12/transfobia-por-que-sua-opiniao-nao-e-so-uma-opiniao/


PROPOSTA 1 (Enem)

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o A QUESTÃO DA TRANSFOBIA NO BRASIL ATUAL: Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre , apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


PROPOSTA 2

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema:

Transfobia: entre o desconhecimento e o crime de ódio.



REPERTÓRIO


"A Garota Dinamarquesa'' cinebiografia que conta a história da primeira mulher trans a se submeter à cirurgia de redesignação de gênero e mostra o drama vivido por um pintor que se identifica com o universo feminino.


Constituição Federal do Brasil não possui referência explícita à comunidade LGBTQIAP+. Porém, muitos dos seus princípios fundamentais englobam essa parcela da sociedade. Como no caso do princípio da dignidade humana (art. 1º, inciso III), da igualdade entre todos (art. 5º, caput) e do dever de punir qualquer tipo de discriminação que atente contra os direitos fundamentais de todos (art. 5, inciso XLI).


Segundo Albert Einstein,"é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito.


Priscila, a rainha do deserto", filme de 1994 conta a história da transexual Bernadette , que decide embarcar em uma viagem para o interior da Austrália a convite das amigas e drag queens A, contratadas para levarem seu show drag até um cassino. O trajeto é feito a bordo do Priscilla, ônibus que dá nome ao longa e serve de palco para o embates, as discussões e diversões dos protagonistas.


Na série norte-americana ‘Orange is the New Black’ retrata a vida de mulheres em uma prisão federal de segurança mínima. A personagem transexual, Sophia Burset – interpretada pela atriz, também transexual, Laverne Cox –, é vítima de diversos confrontos vindos de prisioneiras transfóbicas. Conceitos sobre identidade por vários filósofos.

13 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page