Um Clássico é um clássico

Até porque cultura não tem idade



Amamos um lançamento cinematográfico, mas aqui jamais vamos dispensar um bom clássico. Então, seguem algumas dicas de filmes que ultrapassaram sua geração e se perpetuaram na 7ª arte.



Carrie, a Estranha (1976)


Baseado num dos maiores sucessos de Stephen King, o filme de terror sobrenatural, dirigido por Brian De Palma, segue os passos de uma adolescente que frequenta o ensino médio. Carrie é rejeitada pelos seus colegas de escola e, em casa, vive numa atmosfera sufocante, por causa da sua mãe controladora.

De repente, tudo se altera quando a jovem descobre que tem poderes paranormais e consegue mexer objetos com a força da mente. A partir daí, ela tem a oportunidade de se vingar de todos aqueles que a machucaram no passado.


O bebê de Rosemary (1968)

O filme de terror psicológico e suspense dirigido por Roman Polanski é um arrepiante clássico dos anos 60. A protagonista é Rosemary, uma jovem que se muda com o marido para uma nova cidade e engravida em circunstâncias suspeitas.

Enquanto começa a duvidar da própria sanidade, ela suspeita que a gravidez está relacionada com um culto maléfico que existe no local. O longa-metragem está disponível na Netflix.


Dançando na Chuva (1952)


Passada no mundo de Hollywood durante os anos 20, Cantando na Chuva é uma comédia musical dirigida e coreografada por Gene Kelly e Stanley Donen que ajudou a definir o gênero.

A narrativa segue a história de Don e Lina, um casal com carreiras de sucesso no cinema que é forçado a se adaptar às evoluções da sua profissão.


Hair (1979)


Claude (John Savage), um jovem do Oklahoma que foi recrutado para a guerra do Vietnã, é "adotado" em Nova York por um grupo de hippies comandados por Berger (Treat Williams), que como seus amigos tem conceitos nada convencionais sobre o comportamento social e tenta convencê-lo dos absurdos da atual sociedade. Lá Claude também se apaixona por Sheila (Beverly D'Angelo), uma jovem proveniente de uma rica família.


Blade Runer, o caçador de andróide (1982)


No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.



Psicose (1960)


Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca. O roteiro é baseado no livro homônimo (1959) de Robert Bloch.


Sexto Sentido (1980)

Quem não lembra da famosa frase "I see dead people" (Eu vejo pessoas mortas)? O Sexto Sentido é um dos maiores clássicos do gênero e foi nomeado a seis Óscares, incluindo o de Melhor Filme. Quando o psicólogo Malcolm Crowe, interpretado por Bruce Willis, tenta ajudar ao pequeno Cole, acaba descobrindo que há mais mistérios entre o céu e a terra que a sua vã filosofia


O Garoto (1921)


Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.


A Vida de Brian (1979)


Em seu segundo filme, Monty Python mostra uma sátira anárquica sobre a visão de Hollywood em relação a todos os temas bí­blicos e religião. O cenário é a Judéia, ano 33 D.C., uma época de pobreza e caos, cheia de messias e seguidores e com os romanos tentando promover algum tipo de ordem. No centro desta história está Brian Cohen (Graham Chapman), um relutante candidato a messias que se torna importante devido a uma série de situações absurdas e realmente hilárias que proporcionam amplas oportunidades para todo o grupo (John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Terry Jones, Michael Palin e Chapman) brilhar em múltiplos papéis í medida que eles imitam a todos e a tudo: ex-leprosos, Pôncio Pilatos, profetas malucos, centuriões romanos e atos de crucificação.



...E o Vento Levou (1939)


A) complicada vida de Scarlett O’Hara, seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Rhett Butler é um vivido aventureiro que passa pela vida dela, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor. Praticamente o inventor das telenovelas, devido aos conflitos constantes de emoções manifestadas e o romance como tema – não necessariamente por uma outra pessoa, e sim por uma causa, lugar ou qualquer outra coisa que se refira sentimentalmente ao personagem.


O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002)


Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.


Um estranho no Ninho (1976)


Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".


Forrest Gamp (1994)

A narrativa se passa nos EUA e conta sobre a vida de Forrest Gump desde sua infância até a fase adulta.Forrest é um menino que apresenta um modo diferente de enxergar o mundo e relacionar-se com as pessoas. Por conta disso, todos o apontam como um "idiota".

Apesar disso, ele sempre se considerou esperto e capaz, pois sua mãe o educou para ter autoconfiança e nunca deixar que os outros o convencessem de que ele era um inútil.

Assim, o garoto cresce cultivando seu "bom coração" e ingenuidade, e acaba envolvendo-se involuntariamente em momentos marcantes da história dos EUA.

Uma personagem importante também é Jenny, seu grande amor. A jovem, que o conheceu ainda criança, teve uma infância complicada, o que se reflete em sua vida.


À Espera de um Milagre (2000)

Baseado no livro homônimo de Stephen King, À espera de um milagre é uma produção norte-americana de 1999 dirigida por Frank Darabont que reúne os gêneros drama, policial e fantasia. Estrelado por Tom Hanks, conta a história de Paul Edgecomb, ex-funcionário de uma penitenciária que presenciou situações improváveis e fantásticas ao acompanhar prisioneiros que estavam prestes a ser executados com a pena de morte.

A trama é impactante pelo seu potencial de despertar a empatia no público e proporcionar uma experiência emocionalmente intensa.O filme recebeu diversas indicações ao Oscar e outros prêmios de grande reconhecimento.


Fonte:

www.adorocinema.com.br

www.papodecinema.com.br

www.cinedica.com.br

3 views0 comments

Recent Posts

See All