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Censura de literária



Texto 1

Um dos debatedores da  quarta edição da Jornada Pedagógica da Companhia na Educação, o doutor em teoria literária,  Jeferson Tenório, reforçou o papel do mediador nesse debate sobre a censura. O autor relembrou que para refletir sobre essas questões é importante lembrar que a literatura é anterior à escola, e que carrega valores que historicamente entram em tensão com a escola. “A invenção da escola como nós conhecemos, essa escola moderna, tenta escolarizar a vida, propondo uma espécie de ensaio para os alunos enfrentarem situações. Então você tem uma espécie de domesticação do conhecimento e dos corpos, normas, condutas, regras e em nada disso a literatura se encaixa”, disse.

 

Texto 2

Os livros transmitem o conhecimento. Eles agem como polinizadores da mente, espalhando ideias que se autorreproduzem no tempo e no espaço. Nós esquecemos o milagre que é ver as letras exibidas em uma página ou na tela de vidro, permitindo a comunicação de um cérebro para outro, no outro lado do mundo, ou a um século de distância no tempo.

Como diz o escritor americano Stephen King, os livros são "uma magia portátil única". E essa parte portátil é tão importante quanto a magia.

Um livro pode ser levado embora, escondido e ser sua própria fonte particular de conhecimento. O diário pessoal do meu filho, por exemplo, tem um acessório que não funciona, mas é simbolicamente importante: um cadeado.

O poder das palavras dentro dos livros é tão grande que há muito tempo é costume omitir alguns termos, como palavrões em romances do século 19; ou palavras poderosas demais para serem escritas, como o nome de Deus em alguns textos religiosos.

 

  

Texto 3

 

Algumas dúvidas que os agentes da censura não sabem responder: censurar um determinado assunto impede que suas ideias circulem na sociedade? Uma escola censurada ajuda estudantes a lidar com qual desafio? Fomentar ambientes de medo e perseguição é uma boa estratégia para melhorar a educação? A criminalização da prática docente traz qual tipo de benefício aos estudantes?  Dessa forma, se profissionais da educação (e a comunidade escolar como um todo) não puderem desfrutar de liberdade para debater temas pertinentes à vida em sociedade, por que as escolas deveriam ter alguma relevância aos alunos? 

Texto 4

 

 

Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação argumentativa dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema:

 

PROIBIÇÃO DE LIVROS NAS ESCOLAS: ENTRE A PROTEÇÃO AOS ESTUDANTES E CENSURA

 

 

 

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