Leia os textos a seguir:
TEXTO 1
TEXTO 2
A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, por meio de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. O estudo e desenvolvimento desse ramo de pesquisa tiveram início na Segunda Guerra Mundial.
TEXTO 3
Vantagens da inteligência artificial
Redução de falhas
Não há como negar que os processos operacionais em muitas empresas necessitam de maior produtividade para entregar excelentes resultados, principalmente as que atuam no segmento B2B (Business to Business), de empresa para empresa.
Otimização de processos
Outra vantagem da inteligência artificial, é a possibilidade de otimizar os processos e a eficiência para solucionar problemas.
Auxilia na tomada de decisão nas empresas
Além de otimizar os processos, reduzir falhas e trabalhos repetitivos, a inteligência artificial influência para a tomada de decisão mais assertiva. Isso porque a decisão é realizada a partir dos dados levantados pela IA.
Desvantagens da inteligência artificial
Ética
Embora o uso da IA ofereça vantagens, muitos se questionam sobre os fatores éticos. Hoje em dia, o uso dessa tecnologia permite controlar os dados e como iremos utilizá-lo, isso inclui diversos setores. Contudo, é possível obter resultados positivos e negativos após sua implementação.
Riscos de gerar o aumento de desemprego
A inteligência artificial pode ocasionar preocupação para muitas pessoas em relação às oportunidades de emprego. Afinal, é possível otimizar processos e realizar tarefas sem a necessidade da intervenção humana. Em muitos casos, as empresas investem em robôs para exercer atividades consideradas de alto risco ou maior dificuldade para o ser humano.
Relações pessoas
A dessas ferramentas pode levar a uma diluição da interação humana, já que as pessoas podem se sentir mais inclinadas a se comunicar com máquinas do que com seus semelhantes. Isso pode levar a uma diminuição da qualidade das interações sociais e a uma erosão da empatia e da capacidade de se relacionar com outras pessoas.
TEXTO 4
O instituto Future of Life divulgou uma carta aberta pedindo a todos os laboratórios de inteligência artificial que suspendam por pelo menos seis meses a criação de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4, da OpenAI. Com mais de 2 mil assinaturas, o documento é referendado por especialistas em inteligência artificial, além de Elon Musk, CEO da Tesla, da SpaceX e do Twitter, e Steve Wozniak, que fundou a Apple com Steve Jobs.
O documento faz as seguintes perguntas:
Devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade?
Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os satisfatórios?
Devemos desenvolver mentes não-humanas que eventualmente nos superassem em número, fossem mais espertas, nos tornassem obsoletos e nos substituíssem?
Devemos arriscar perder o controle da nossa civilização?
"Tais decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos", conclui a carta. E propõe que laboratórios e especialistas de IA usem o período proposto para implementar protocolos de segurança e atuar com formuladores de políticas públicas.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Ao longo dos séculos, o homem se mostrou incansável na busca de soluções para criar tecnologias a fim de propiciar o desenvolvimento e bem-estar social. Assim, o século XXI é marcado pela introdução em grande escola inteligência artificial (IA). Há quem comemore a façanha, acreditando que estamos entrando em uma nova dimensão evolutiva, na qual a sociedade usufruirá dos benefícios das máquinas. Para outros, a IA coloca em risco a humanidade pelos impactos negativos que ela trará.
Considerando a leitura dos textos acima e seus conhecimentos sobre o tema, escreva uma dissertação-argumentativa, refletindo sobre os impactos da inteligência artificial na sociedade contemporânea, defendendo de modo claro e coeso seu posicionamento a acerca dessa questão.
REPERTÓRIO
No livro “Homo Deus”, o autor Yuval Noah Harari provoca um debate interessante e lembra que a diferença fundamental entre seres humanos e máquinas é a diferença entre as relações para conhecimento.
Eu, Robô: Ambientado em 2035, este é um filme que conta a história de uma sociedade na qual robôs e seres humanos trabalham lado a lado. Um código de programação impede que as máquinas façam mal às pessoas. No entanto, quando Dr. Miles aparece morto, o principal suspeito é justamente um robô. O longa pode ser visto na plataforma de streaming Star+.
Música, Admirável Chip Novo - Pitty critica a robotização social por meio da manipulação.
Citação
“A tecnologia move o mundo.”
Steve Jobs
“O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.”
Albert Einstein
Comments