top of page

Dengue - proposta Enem


TEXTO 1

 

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.



TEXTO II

 

A alta densidade populacional e a presença do mosquito transmissor já são dois fatores que podem favorecer a transmissão do vírus da dengue. Obviamente, há outros indicadores que precisam ser avaliados. Um deles é o estado imunológico da população humana em relação ao tipo de dengue que está circulando, ou seja, quem já teve aquele sorotipo ou não. Outros fatores incluem as condições climáticas que podem favorecer localmente a proliferação do mosquito, e as políticas locais para o enfrentamento da doença”Adriano Mondini, especialista em saúde pública, pesquisador da dengue e docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp


TEXTO III

Os casos de dengue no Brasil podem atingir um número recorde em 2024 e chegar a 4,2 milhões, segundo informou nesta sexta-feira (9) a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. No ano passado, foram 1,6 milhão.

Até agora, o país já registrou mais de 395 mil casos (prováveis e confirmados) de dengue, com 53 mortes confirmadas. No mesmo período de 2023, haviam sido registrados pouco mais de 93 mil casos.


 

TEXTO III



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema: O desafio do combate à dengue no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.



17 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page