top of page

FAMERP-2020









Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:


O tema de redação da FAMERP 2021: "

A proposta foi baseada em uma matéria publicada no no site da UOL em 13/06/200 e discute a exposição de casos de violência contra a mulher confronto de opiniões quanto à exposição ou não do (suposto) agressor nas nas redes sociais. Assim, podemos dizer que a prova trouxe um assunto atual e chamou o candidato ao debate que envolve essa polêmica.


Contextualização do tema

Os movimentos de denúncias contra o assédio sexual e estupro surgiram nos EUA em 2017 com as manifestações, por meio das redes sociais, do #MeToo e #MeuPrimeiroassédio. Não tardou para que os relatos de agressão e abusos contra as mulheres se esplhassem pelo mundo, incentivando inúmeras vítimas a denunciarem o crime. Em 2020, em especial no Twitter, uma nova hashtag tomou conta da rede: o #exposed, nesses twittes as vítimas expunham suas dilacerantes agressões, bem como o nome dos agressores.


Tema e tese

Considerando os textos de apoio e a proposta temática , exigia-se sobre o assunto um recorte baseado na escolha quanto ao encentivo à denúncia da vítima ou a necessidade de preservação do agressor.

É justamente sob viés que reside a polêmica, pois, por anos, a sociedade (em especial a feminina) vem lutando contra todas as formas de violência sofrida pelas mulheres, assim, ter esse espaço de voz nas redes sociais traduzia-se, um só tempo, em catarse pessoal e na denúncia dos agressores, ou seja, uma contribuição importante para fomentar a discussão sobre o tema e encorajar outras muulheres a denunciarem, cobrando justiça. Todavia, a contraposição se dá exatamente nesse ponto: ao denunciar um agressor (que ainda não foi julgado, e tão pouco acusado, é também incorrer em crime de exposição e passível de processo civel e criminal. Desta forma, de vítima, a relatora, passa a ser ré. Além disso, o "suposto" agressor pode ser inocente, visto que estamos vivendo a fase de fake-news. Então, qual a saída?

A saída sempre se dá pelo bom senso. É possível e necessário denunciar o agressor, mas que isso seja feito nas esferas legais, por meio registro (em caso de abuso) , delatar aos dirigentes (em escolas ou trabalhos) sobre assédio , porém sem deixar de usar a rede como forma de incentivo a outras mulheres e até de coragem - libertação - da própria vítima ao expurgar sua dor, sem que seja necessário citar nomes.



Repertório:

  • História: Sociedade patriarcal

  • Citação: " Não se nasce mulher, torna-se mulher" (relacionando à coragem feminina)

  • Música: Mulher atenas (Chico Buarque), Mulher do Fim do Mundo (Romulo Fróes ) Dona de Mim (Arthur Marques)

  • Fake-news, discurso de ódio, Lei Maria da Penha,




Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, coloque nos comentários ou cheme pelos nossos canais de comunicação.

23 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page