top of page
Writer's pictureComTexto

Treino Fapec- UEMS- Pantanal

Updated: Jul 18



LEIA OS TEXTOS A SEGUIR


Texto 1

Nos últimos anos, as queimadas no Pantanal vêm aumentando significativamente por diversos motivos, dos quais os mais comuns são as causas humanas, que podem ser acidentais ou criminosas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Considerando o período de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 4660 focos de incêndio em 2020, foram registrados 14.489 focos. Até então, o recorde era de 12.536 focos de incêndio, no ano de 2015, fato esse superado nos sete primeiros meses de 2020.

(...)

Alguns dados revelam a atual situação do Pantanal nos últimos anos no Brasil. Em relação a 2019, os focos de incêndios e queimadas já aumentaram 210%, considerando-se o mesmo período neste ano. Essa realidade já fez com que o Pantanal perdesse 15% da sua cobertura de vegetação original, afetando drasticamente o bioma.

Fala-se do total de quase 2,2 milhões de hectares queimados no Pantanal, área correspondente a quatro vezes o tamanho do Distrito Federal e semelhante ao tamanho do estado de Sergipe. Mato grosso e Mato Grosso do Sul perderam juntos mais de 1 milhão de hectares de floresta.

O Pantanal é a maior área úmida continental do mundo, formada por planícies de inundação, possui um ambiente aquático gigantesco e é também o lar de uma imensa biodiversidade. São cerca de:

•   2 mil espécies de plantas

•   582 espécies de aves

•   132 espécies de mamíferos

•   113 espécies de répteis

•   41 espécies de anfíbios 


Texto 2

Texto 3


​Pesquisadores, gestores públicos, ativistas, estudantes, empreendedores e moradores da região interessados no assunto tiveram dois dias de muita interação, simpósios, palestras, oficinas, seminários, atividades práticas e apresentações artísticas, tendo como tema o Pantanal e alternativas sustentáveis para o bioma. A feira de tecnologia Pantanal TECHMS no Campus da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Aquidauana, nos dias sexta-feira 28 e 29 de junho.

O evento é realizado pelo Governo do Estado e Uems, com participação de diversas instituições públicas e empresas privadas e apoio dos cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia da Uems de Aquidauana. A intenção é trazer inovação e tecnologia para a região pantaneira, com exposições, demonstrações técnicas, vitrines tecnológicas, painéis empresariais, conferências e palestras sobre temas importantes para quem produz na região.

O Pantanal Tech MS trabalha no Eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange Agricultura Familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária Sustentável, Economia Criativa, Empreendedorismo, Geração de Renda, Inclusão Produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo. Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Adaptad0: https://www.asbraer.org.br/noticia.html?id=5315&img=6013


 


De   acordo   com a   S.O.S   Pantanal,   as queimadas      e o desmatamento       estão colocando  em  risco  o  bioma  pantaneiro. Segundo estudos, em 2050  a  perspectiva é de perda de 64% de sua   cobertura natural. Refletindo a esse respeito e, considerando como ponto de partida, os elementos  trazidos  pelo  fragmentos textuais reproduzidos, bem como seu  conhecimento de mundo, elabore um texto dissertativo-argumentativo, no qual se discuta se há possibilidade de reversão dessa   perspectivas  negativas,  argumentando  de  que  forma  isso pode   ocorrer.   Porém   se   acreditar ser impossível, defenda seu ponto de vista.

 

24 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page