EM COMPLEMENTAÇÃO ÀS SUAS LEITURAS PRÉVIAS, LEIA OS TEXTOS MOTIVADORES A SEGUIR
Texto I
A cidade como ambiente construído, como necessidade histórica, é resultado da imaginação e do trabalho coletivo do homem que desafia a natureza. Além de continente das experiências humanas, com as quais está em permanente tensão, “a cidade é também um registro, uma escrita, materialização de sua própria história”*. O seu livro de registro preenche- se do que ela produz e contém: documentos, ordens, inventários, mapas, diagramas, plantas
baixas, fotos, caricaturas, crônicas, literatura... que fixam a sua memória.
* ROLNIK, 1988, p.9
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p.23.
Texto II
De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.44.
Texto III
Texto IV
O processo de urbanização no Brasil ocorreu, principalmente, a partir da década de 1950, quando se intensificou a industrialização no país. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades em busca de emprego e melhores condições de vida. No entanto, a urbanização acelerada sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social e ambiental.
Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Texto V
As Cidades
cidade ali está com seus enganos, seu cortejo de vícios e traições, seus vastos templos, seus bazares amplos,
seus ricos paços, seus bordéis salões.
A cidade ali está: sobre seus tetos
paira dos arsenais o fumo espesso,
rolam nas ruas da vaidade os coches
e ri-se o crime à sombra do progresso.
Fagundes Varela
Texto VI
econômica e para amparar o seu desenvolvimento. Mas esse conceito é tão amplo, que abarca desde uma cidade que implanta sensores de Internet das Coisas (IoT) conectados nas ruas para monitoramento do trânsito em tempo real, como também cidades que passam a privilegiar espaços verdes e meios de transporte públicos e alternativos à gasolina.
Dessa forma, acaba fazendo mais sentido entender uma cidade inteligente como um espaço onde vivem governos e sociedades mais inteligentes, na qual a tecnologia é apenas um instrumento. Portanto, uma cidade inteligente é mais que um espaço urbano que utiliza tecnologia de ponta, mas um lugar que é pensado para as pessoas, com foco na inclusão social, na diminuição da desigualdade e pautada pela sustentabilidade. Uma cidade segura, resiliente e autorregenerativa, capaz de responder rapidamente a mudanças climáticas, evitando impactos sociais graves.
PROPOSTA ÚNICA
Tendo como referência os textos motivadores apresentados e suas leituras prévias, bem como os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas, sobre o tema: Viver nos centros urbanos: os desafios constantes para que a cidade seja um espaço democrático.
Comments