A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Os desafios para combater o ageísmo na sociedade brasileira”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
Abaixo o ageísmo
Velhice não é defeito que precise de conserto
Na minha frente, na fila do banco, um homem bufa e resfolega. Quer deixar explícita sua irritação com uma idosa que está no caixa e acaba de constatar, envergonhada, que digitou a senha errada. Além da impaciência injustificável – vez que foi atendido em cinco minutos – o que ele demonstra é ageísmo. O termo vem do inglês (ageism) e usa a palavra age, que significa idade, para descrever o preconceito contra as pessoas mais velhas. O termo foi criado em 1969, pelo psiquiatra americano Robert Butler, um militante da causa. (...). A ONU estima que o número de pessoas com 60 anos ou mais vai dobrar até 2050. Os atuais 962 milhões de idosos serão 2,1 bilhões até lá. A forma como serão tratados dirá muito sobre a sociedade em que vivemos.
Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/abaixo-o-ageismo-velhice-nao-e-defeito-que-precise-de-conserto.html
TEXTO 2
Trecho encontrado na crítica do New York Post: "É difícil imaginar o que a rainha do pop [Madonna] estava pensando quando gravou esse, que é um dos piores singles de sua carreira, que tem tantos momentos memoráveis. Ter feito 60 anos em agosto fez ela perder a mão?" Olha! O crítico pode até achar que ela perdeu a mão. Mas qual a conexão disso com ter 60 anos?
Disponível em: http://www.aterceiraidade.net/voce-sabe-o-que-e-ageismo/, com modificações.
TEXTO 3
“(...) Após a divulgação de um vídeo do Porta dos Fundos, o canal da equipe e o apresentador Fabio Porchat receberam diversas críticas sobre terem praticado etarismo. Para a escritora e produtora de conteúdo Cris Guerra, esse tipo comum de preconceito passa despercebido, mas precisa ser falado e desconstruído, como todos os outros. O vídeo resposta dela ao Porta dos Fundos viralizou e está com mais de 200 mil visualizações no Instagram.
Apesar do nome complicado – que também pode ser conhecido como ageísmo -, significa uma atitude ou pensamento como forma de preconceito, discriminação ou estereótipo contra uma pessoa, ou grupo baseado na idade. Por ser uma forma tão comum de preconceito, às vezes acaba passando de maneira velada e despercebida, mas que precisa ser falado e desconstruído como todos os outros. O etarismo pode surgir como o pensamento de “você não deveria mais fazer isso por causa da sua idade”, ou “esse emprego não é mais para você”, ou, até mesmo, “você é velho/a demais para ela/e”.
(...)“É muito triste constatar que os velhos, para alguns, deveriam morrer na pandemia, afinal já viveram uma vida. Não cuidamos deles, mas devemos honrá-los”. Diz Sheylli Callefi,em entrevista concedida ao
REPERTÓRIO POSSÍVEIS
Citação: “A velhice denuncia o fracasso da nossa civilização.” Simone de Beavoir, filósofa.
Leia: Estatuto do idoso.
Comparar culturas que tratam de forma diferente o idoso (Ocidente X Oriente)
Filme da Disney Up- Altas aventurasç
Filme “Um Senhor Estagiário” (2015)
Vídeo: “Querido Fábio Porchat”, de Cris Guerra https://www.youtube.com/watch?v=8FbEVSyaRcQ
Comments