top of page

TEMA 1- ACAFE-MEDICINA (2020)


Considerando seus conhecimentos e os textos1 e 2, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre: O segredo de uma vida longeva


TEXTO 1

Os brasileiros estãovivendo 30 anos a mais do que viviam em 1940. Naquele ano, a expectativa de vida era de 45,5 anos. Para os nascidos em 2016, a estimativa de vida deu um salto para 75,8 anos segundo dados do IBGE. Porém, mais desejável que conquistar anos de vida é ter uma longevidade saudável, evitando que o passar dos anos venha acompanhado de doenças,perda de autonomia e qualidade de vida.


simples-para-alcancar/Acesso em outubro de 2019. Adaptado.


TEXTO 2

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/idosos-idoso-antigos-homem-pessoa-3688950/ Acesso em outubrode 2019



COMENTÁRIO


O tema acima foi uma das duas propostas da ACAFE em 2020. Aqui exigiu-se do aluno um posicionamento sobre "O segredo da vida longeva". Mesmo que inicialmente o termo "longeva" tenha soado estranho ou desconhecido para alguns, ao ler o texto 1 e a imagem do texto 2, era facilmente perceptível que se propunha a discussão a respeito do aumento da expectativa de vida na sociedade contemporânea.

Para um bom trabalho na redação, sabemos que a compreensão, interpretação e relação do tema com os textos de apoio é de suma importância até porque isso está no comando da prova "considerado os textos 1 e 2".

No primeiro texto há uma informação e uma ideia a serem consideradas. Primeiro, o fato de a expectativa de vida tem aumentado muito nos últimos anos e a ideia de que não adianta apenas ter uma vida longa, mas que essa deve ser vivida com qualidade. No segundo texto (não verbal) apenas a imagem de um casal idoso caminhando, o que pouco contribuiu para o desenvolvimento do tema e realação com as ideias a serem dicutidas.

Textos compreendidos, momento de iniciar a redação. Alguns talvez estejam aflitos por se tratar de uma proposta diferente do estilo Enem, tão praticado pela maioria. Realmente, esse tema por si não evidencia uma problemática de forma clara. Porém, ao relacionar a proposta com os textos de apoio e à ideia mais importante, "a importância de viver muito tempo e com qualidade", o candidato perceberia que nem sempre isso ocorre, o que gera um paradoxo na sociedade, sobretudo nos países em desenvolvimento. Diante disso, evocando seu senso crítico, seria importante problematizar essa questão, biscar suas causas, exemplificar o que acontece de fato com os idosos que não têm acesso a bens que lhes garatam uma vida com qualidade. Porém que fique claro, não se trata de uma prova do Enem e, por isso, o objetivo final não é elaborar proposta de intervenção.

Aqui o mais importante é mostrar que sim, é evidente que o aumento da expectativa de vida é uma conquista humana/científica maravilhosa, contudo, é preciso que a vida longeva seja vivida com saúde, independência, enfim, qualidade de vida.

Vale ressaltar que, como toda prova de redação, um dos critérios de avaliação é o conteúdo, ou seja, momento em que o candidato deve mostrar seus conhecimentos apreendidos na escola, na vida. Nesse contexto, matérias como História, Filosofia e Atualidades seriam muito bem aplicadas, além de citações, paráfrases e dados estátísticos que somariam-se a boas estratégias argumentativas. Enfim, uma tema fácil, mas que exige, conhecimento e senso crítico para que seja possível evidenciar o poder de arguemntação. Bora treinar?


64 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page